Pele Oleosa - O que fazer

01:00

Pele oleosa, o inimigo de todo o ser que usa maquilhagem. Este tipo de pele caracteriza-se por haver uma atividade excessiva das glândulas sebáceas, ou seja, elas produzem sebo a mais, o que origina uma pele com um aspeto brilhante, oleoso, gorduroso ao toque como também, imperfeições na pele.
     Normalmente uma pele oleosa é acompanha por uma pele com tendência acneica ou por uma pele com partes secas também, o que origina uma pele mista. Eu por exemplo para além da pele com rosáceas/vermelhidão que já falei aqui, tenho uma pele mista. 

Por isso neste post vou-vos dar dicas de como combater o excesso de produção de óleo e de como combater o efeito de pele brilhante/gordurosa.
      
      Pele oleosa remete sempre ao drama de excesso de brilho, como já dito anteriormente. Ora lavar o rosto várias vezes, passar pós matificantes, usar primers matificantes ou passar lenços ou aqueles papelinhos para controlar o óleo são medidas usadas no dia-a-dia de muota gente, mas só isso não chega! 
     Eu sou apologista de lavar o rosto de manhã e à noite quando chegamos a casa. É de máxima importância lavar de manhã, pois a produção de sebo e óleo é muito grande durante o sono, por isso é mesmo imperativo lavar o rosto de manhã para eliminarmos o óleo produzido durante a noite. O meu truque é usar água morna para a fria, pois assim vai abrir os poros, lavo com um lavante próprio para o meu tipo de pele e para o retirar uso água fria, pois vai ajudar a combater a produção de oleosidade. Água quente nunca! Pois isso vai fazer com que haja uma maior produção de sebo durante o dia.
    Outro passo importante é tonificar a pele. Pois os produtos que utilizamos para lavar o rosto são ligeiramente alcalinos e a loção tônica vai ajudar a equilibrar o pH da pele. A loção tem na sua composição um nível baixo de teor alcoólico, pois o alcool é um exelente redutor de produção sebácea.
    Ao passar à hidratação prefiro produtos oil-free, ou seja não têm óleo na sua composição, e que não causam a obstrução dos poros. Eu prefiro os hidratantes em forma de gel, mas também podem encontrar em fluido ou sérum.
   Em relação à maquilhagem, uso sempre um primer matificante e/ou minimizador dos poros, pois os do nariz são muito dilatados, bases oil-free e pó matificante e/ou spray fixante próprio para peles oleosa.
      Fazer 1 a 2 vezes por semana esfoliação, pois vai ajudar a renovar a pele, eliminando as células mortas que para além de envelhecerem a pele, tornam-na mais seca e desideratada.
     Para além da eliminação das células mortas, elimina também as impurezas que bloqueiam os poros limpando-os em profundidade. Se tiverem pele oleosa mas sensível prefiram um esfoliante que tenha menos grão, pois assim não vai irritar tanto a pele.
     Para se verem livres das tais bolinhas de sebo, pontos negros, espinhas recomendo a fazer peelings, pois vai vos deixar com a pele mais limpa e lisa e reduz as marcas de expressão.
    Usar e abusar das máscaras de tecido, pois existem imensas: Para hidratar, para tonificar, para minimizar o brilho ou os poros.

Embaixo deixo-vos os produtos que normalmente utilizo na minha rotina de tratamento de pele. Em relação a bases para peles oleosas, podem ver aqui as minhas favoritas.


You Might Also Like

0 comentários